Carregando...
JusBrasil - Política
20 de abril de 2014
Finalizar

Dilma vê núcleo de aliados na Câmara encolher de 17 para 8 partidos

Desde a posse da presidente, grupo de fieis escudeiros do governo na Casa perde integrantes, na medida em que legendas se preparam para 2014

Publicado por Opinião e Notícia (extraído pelo JusBrasil) - 8 meses atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

Os partidos aliados da presidente Dilma na Câmara dos Deputados, um núcleo que já contou com 17 partidos, hoje têm apenas petistas e remanescentes de outras sete legendas. O esfacelamento deste núcleo de apoio do governo tem sido consistente, dificultando a aprovação de projetos do governo no Congresso.

Formado por parlamentares que votam com o governo em cerca de 90% das vezes, o núcleo de aliados do governo era integrado por 306 dos 513 deputados em 2011, ou seis em cada dez membros da Casa. Desde então, esse núcleo vem encolhendo, se resumindo hoje a apenas 101 deputados. Os dados são do Basômetro, ferramenta do Estadão que mede a taxa de governismo do Congresso.

Nove partidos abandonaram totalmente o apoio ao governo, sendo três de tamanho médio – PR, PSD e PSB -, e os demais da categoria “nanicos (PMN, PTC, PRTB, PT do B e PRB). O PMDB, principal aliado do PT no governo, tem hoje apenas quatro representantes no chamado 'núcleo duro' de apoio do governo na Câmara. Outros 63 peemedebistas abandonaram este grupo e agora se concentram na faixa que votam com o governo em pouco mais de metade das vezes.

Para agradar a base e tentar salvar o que restou do fieis escudeiros, Dilma acenou, na semana passada, com a abertura de cofres, determinando a liberação de R$6 bilhões em emendas parlamentares até o final do ano.

Ainda assim a estratégia pode não funcionar. A possibilidade de novas derrotas para o governo deve adiar a votação de temas polêmicos no Congresso. O esfacelamento do grupo fiel a Dilma se acelera no momento em que os partidos se preparam para medir forças nas eleições de 2014.

Amplie seu estudo

4 Comentários

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula.
Luis Pascoal Magrin

O Transatlantico pelo jeito está afundando, mesmo porque os ratos são os primeiros a abandorem o navio. Que Deus tenha piedade de quem aceitar o apoio dessa gentalha.

8 meses atrás Responder Reportar
Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula. Cancelar
Carlos Gilberto Dias

E, ao que tudo indica, vai encolher cada vez mais. Por culpa do próprio governo, aliás, que trata os aliados do PT como simples penduricalhos e ao PT como dono exclusivo do Brasil. Tudo por culpa do famigerado projeto de poder desse partido, o PT, que tem como meta a perpetuação a qualquer custo na governança de nosso país, lançando para as "cucuias" o principal pilar da democracia, que é a alternância de poder. Ora, pois, pois!!!

8 meses atrás Responder Reportar
Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula. Cancelar
Maria Cristina Rodrigues Gonçalves

torço pra que todos os partidos abandonem essa senhora incompetente
Rezo pra que chegue o fim da governança desse partido, o pt, que se mostrou o mais corrupto de todos

8 meses atrás Responder Reportar
Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula. Cancelar
José Zacarias

É uma lástima que esses partidos tenham apoiado a presidente Dilma em tantos projetos contrários aos interesses da Pátria, apenas por vantagens pessoais, se esquecendo de que eram representantes do Povo e não do Governo apátrida do PT.
Agora ela mais uma vez tenta usurpar o dinheiro do Povo para se manter em seus propósitos de aprovar leis contrárias aos nossos interesses nacionais.
O Povo precisa urgentemente, não apenas acordar e se mobilizar, mas também se dar conta do real perigo internacionalista ditatorial que o nosso País está correndo e tentar desvendar as tramas desse Governo, junto ao Club de São Paulo para implantar a tirania ditatorial comunista atéia em nosso País e nos submeter à plena escravidão. Não podemos aceitar essa sujeição de braços cruzados.

8 meses atrás Responder Reportar
Atenção, mais de 20% do seu comentário está em letra maiúscula. Cancelar

ou

Disponível em: http://opiniao-e-noticia.jusbrasil.com.br/politica/104247811/dilma-ve-nucleo-de-aliados-na-camara-encolher-de-17-para-8-partidos